26 de novembro de 2021

A VIDA DE JACÓ


INTRODÇÃO. O nome Jacó significa suplantador, enganador, que vence enganando.

O nome de Jacó é mencionado 390 vezes em toda a Bíblia, sendo 366 no AT. E 24 no NT.

I. A HISTÓRIA DE JACÓ

Deus prometeu a Abraão que os seus filhos formariam uma grande nação e que lhes daria a terra prometida. Abraão morreu com 175 anos, sem ver ainda todas as promessas de Deus cumpridas, o primeiro filho de Abraão foi Ismael que era filho de Abraão com Hagar, a escrava egípcia de Sara. Por isso ele não era o filho prometido por Deus e vivia separado do irmão Isaque que nasceu de Sara. Isaque era o filho prometido por Deus a Abraão e a Sara. As promessas feitas a Abraão iriam ser cumpridas nos descendentes de Isaque.

A história de Isaque e Rebeca – relatada ´dos capítulos 24-27 de Gênesis.

Isaque tinha 40 anos quando se casou com Rebeca, a irmã de Labão. Passaram-se vinte anos sem que Rebeca pudesse engravidar. Isaque orou a Deus em favor de Rebeca. Deus ouviu as suas orações, e Rebeca ficou grávida de gêmeos.

O primeiro a nascer era muito peludo e deram-lhe o nome de Esaú. Ele tinha os privilégios atribuídos ao filho mais velho, tais como porção dobrada da herança paterna e o direito de exercer o sacerdócio sobre a família – que quer dizer: ser o líder espiritual da família depois da morte do pai. Porém Deus tinha prometido a Rebeca que os direitos seriam do mais novo. O segundo gêmeo nasceu agarrando o calcanhar de Esaú com uma das mãos, e deram-lhe o nome de Jacó. (que significa agarrado no calcanhar ou suplantador, ou enganador).

Esaú se tornou um homem do campo e excelente caçador, era mulherengo e desrespeitador das coisas de Deus. Jacó ao contrário morava em barraca, era sincero e maduro. Isaque amava mais Esaú, porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, porém, amava Jacó.

https://pastoreliasribas.blogspot.com/2021/07/a-vida-de-jaco.html

0 comentários :