16 de novembro de 2011

Vos Apresento: O Deus Desconhecido!

Nas narrativas do apóstolo Paulo encontramos o que é para mim, uma das mais lindas histórias desse grande apóstolo dos gentios....


Nas narrativas do apóstolo Paulo encontramos o que é para mim, uma das mais lindas histórias desse grande apóstolo dos gentios. Não foi a primeira vez que Paulo estava na famosa Acrópole Ateniense, lugar esse, que mais reuniu gênios pensadores por metro quadrado no planeta Terra. foi ali, que os nomes de Sócrates, Platão e Aristóteles, de Péricles e de Demóstenes e tantos outros grandes pensadores surgiram.
Foi ali também, que criou-se a democracia, conceitos de expressões, e acima de tudo a essência da filosofia humana. Dessa importante cidade grega chamada Atenas, havia saído generais, estadistas, historiadores, oradores, poetas e filósofos.
Há de convir comigo, que não era um lugar muito fácil de se anunciar uma nova religião ou uma nova divindade, já que nessa “Universidade do Mundo”, adorava-se também a muitos deuses, e além disso, disputava-se espaço com muitos outros discursantes, como por exemplo os epicureus e os estoicos, entre tantos outros.
Os estoicos, defendiam que o mal deveria ser vencido pelo controle do próprio corpo, transformado em orgulho, desespero e panteísmo. Os epicureus eram ateus, egoístas, frívolos, e sua crença era baseada no amor e prazer. E essa gente toda, munida de suas teorias e discursos, gostavam muito quando chegavam visitantes novos no areópago, para assim ter novos ouvintes e quem sabe novos adeptos para suas filosofias.
Imagino a loucura que era toda aquela gente falando, grupos aqui, outros lá, e nesse cenário vejo nosso apóstolo chegando em silêncio, olhando cada pessoa ali presente, os altares arrumados, e uma diversidade de deuses que causava espanto a quem conhecia a história de um judeu que fora morto e ressuscitou três dias depois, dono de toda verdade e autoridade entre os homens.
Foi nesse ambiente que Paulo usando de autoridade divina, imagino que escolhendo um lugar que lhe dava um boa projeção, começou a anunciar para aqueles homens que ele conhecia uma novidade de vida que poderia mudar o que imaginava-se imutável, erguer o caído, dar esperança as desgraças humanas, e vida a toda aquela gente.
Paulo era um Embaixador de Cristo naquele lugar, e com autoridade, mostrou a todos aqueles sábios atenienses que não se tratava de mais um “paroleiro” berrando nas ruas de Atenas, Ele conhecia a necessidade dos corações daqueles homens, e por certo, caminhando pela Acrópole antes de começar a pregar, ele percebeu um detalhe que fez toda a diferença naquele dia:
Um altar com a descrição “Ao deus desconhecido! ” Daí surgiu o grande discurso de Paulo: – Senhores atenienses, esse Deus que pra vocês é desconhecido, é o Deus que eu vos anuncio!
Ao Deus desconhecido! Quem diria sábios atenienses! logo vocês que tanto conhecem, que tanto explicam, que tanto entendem. Numa pluralidade de deuses, acabaram desconhecendo o verdadeiro, adoraram a tanto pedaço de madeira e gesso, e esqueceu-se de render louvores ao Eterno.
Mas o que eu gostaria mesmo, é chamar sua atenção para os dias de hoje. Sei que escrevo a leitores que são crentes em Jesus, mas estamos envolvidos a tantos discursos, tantos “paroleiros” nos púlpitos que me leva a perguntar:
Será que realmente você conhece o Deus verdadeiro? talvez você estranhe minha pergunta, mas insisto;
Qual Deus que você tem pregado e ouvido pregar por esses dias?
Por acaso é aquele que causa reteté como dizem por aí? aquele que o dono do microfone aponta pra igreja e diz; Hei você ai!! de camisa vermelha, deus manda te dizer e blá, blá, blá…
Por a caso, você tem servido a esse deus que o paroleiro diz: “Hei meu irmão, á você deus manda dizer: Conte de hoje pra quinze dias!!! e você verá blá, blá, blá…..”
E toda vez que acontece isso, o “recebedor” da tal mensagem diz emocionado; -Aleluia! hoje Deus falou comigo!! como se todos os anos que ele foi na igreja e a palavra foi pregada, a bíblia foi aberta e lida, quer dizer, nesses anos todos então Deus manteve-se em silêncio? Pra esse camarada eu pergunto: Hei meu amigo, que tipo de deus é esse teu?
Quem sabe, você está adorando ao deus que estão anunciando e dizem que ele te ama assim como você está…. e te aceita desse jeitinho, sem precisar mudar teus hábitos que a igreja tanto condena.
Eu tenho pena dessas pessoas que se dizem mal tratadas pelos homens ou pela igreja. Elas até declamam um discurso bonito! outro dia ouvi de uma senhora, talvez devo chamar agora de um senhor(!) a seguinte declaração:
“Tentaram mudar o que está intrínseco em minha natureza, a minha sexualidade faz parte do comportamento humano, é uma questão de criação, de nascimento, e Deus não está interessado em fazer mudanças nas áreas que a pessoa já nasceu com tal forma.. “
Como é o negocio? Nasceu dessa forma? Deus falhou na criação então? um descuidinho Dele?! Um pequeno erro de fabricação?.. será que Deus não deveria criar a chamada do recaal?
A fase atual que a igreja de Cristo vive na terra, se chama época da apostasia. E com esse pecado chamado apostasia, criou-se muitas facetas no evangelho. Existem doutrinas pra todo tipo de gente, se você não gosta da pregação do fulano, você escuta a do ciclano, se você não concorda com a igreja “A”, você frequenta a igreja “B”, e assim por diante.
São muitas diversidades teológicas de doutrinas e conceitos. E isso tudo além de criar confusão, criou-se também muitos deuses.
Existe deus que tem como adepto o gay, mas não serve para o hetero, um deus que serve para o sabatista, mas não serve para o pentecostal, um deus que serve para o reformista, mas não serve para o tradicional, um deus que os famosos seguem, mas o lugar que se frequenta para servi-lo, pobre não vai.
É deus para todos os tipos de gente e gosto, tal qual a Acrópole Ateniense nos dias de Paulo. São vozes e cores diferentes por toda parte, paroleiros tentam de tudo com todos, afim de reunir o maior volume de seguidores. Alguns desses paroleiros usam chapéu, outros barba, outros tiram o bigode, tem uns que falam mansinho… outros são agressivos, existem uns que lançam livros, outros preferem Cd’s, alguns possuem muito dinheiro, outros estão correndo pra isso, conheço alguns que vão pra política, e se elegem! pergunte para eles: -Hei! O que vocês estão fazendo aí? isso não é lugar para homens escolhidos por Deus para serem seus Embaixadores…
Há! me desculpem, talvez eles nunca foram chamados pra isso, é por isso que estão lá.
Não quero que me tenha como um crente rancoroso, que é contra tudo e contra todos, não sou isso. Apenas lembro do que aprendi nas escrituras, Deus escolhe homens que o amam acima de qualquer coisa, e isso é de uma profundeza muito grande, Amar a Deus é ser o menor entre todos, é abrir mão de vaidades que o poder oferece ao homem, amar a Deus, é estar interessado absolutamente na obra dele, sem carreira pessoal ou projeções financeiras, construindo fortunas em cima do que é santo, no caso, a Igreja de cristo.
Busque em seu íntimo um contato com esse Deus verdadeiro. Não se conforme com os padrões da moda, não diga sim para as novidades do modernismo gospel. Deus nunca disse que esse evangelho iria perder a consistência e que precisaríamos inventar formas com o passar do tempo para ajudá-lo.
O Deus verdadeiro que Paulo anunciou aos atenienses não sentiu medo de pseudoconcorrência divina, Ele é! e ponto final, Ele quer se mostrar a você como um Deus Santo, puro, e exige que você faça o mesmo, não tente mudar o imutável, ele quer mudança de Espirito, Alma e Corpo. Diga não a essa vertente diabólica que quer mudar a imagem e a palavra desse Deus santo, que foi revelado a nós desde os tempos antigos.
Quem diria senhores ateniense! Quem diria crentes de 2011!
Ou nos entregamos a verdade do Deus verdadeiro, ou aceitamos as mazelas de deuses anões que são anunciados por paroleiros.
Em Cristo;


Eliseu Soares

1 comentários :

Unknown disse...

Olá,vim conhecer seu Blog,amei e já estou seguindo!
Parabêns e sucesso pra ti!

convido você para conhecer meu Blog,você será muito bem vinda e se quiser seguir,sinta-se em casa!
Beijinhos!

http://umamulherbemvestida.blogspot.com