13 de agosto de 2009

A Lei de Deus

1. Sem lei, o que não perceberíamos? Romanos 7:7

“O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: “Não cobice”."

2. Pode a lei de Deus ser mudada? Lucas 16:17

“É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que ser tirado um simples acento de qualquer palavra da lei.”

3. Quanto tempo os mandamentos durarão? Salmo 111:7, 8

“Ele é fiel e justo em tudo o que faz; todos os seus mandamentos merecem confiança. Eles permanecem para sempre, pois se baseiam na verdade e na honestidade.”

4. A lei de Deus é justa e boa? Romanos 7:12

“Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.”

5. Qual é a atitude de Jesus para com a lei? Mateus 5:17, 19

“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.”

6. Podemos tirar alguma parte da lei? Tiago 2:10

“Porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos.”

7. Quantos mandamentos são encontrados no Novo Testamento? Mateus 22:36-40 Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?

Respondeu-lhe Jesus:- “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Este é o grande é primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

8. Que quer dizer amar a Deus? I João 5:1-3

“Todos aqueles que crêem que Jesus é o Messias são filhos de Deus. E quem ama um pai ama também os filhos desse pai. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer.”

9. Como Deus sabe que o amamos? I João 2:3-6

Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. Se alguém diz “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.”

10. Como o povo de Deus será identificado? Apocalipse 14:12

“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”

2 comentários :

Anônimo disse...

oI Parabens pelo blog. Ele esta em minha lista de preferencias. Você pode me ajudar? por exemplo como seu blog está em minha lista preferencial aparece para mim quando você fez alteraçoes, colocou novos textos. Como eu faço para que aqueles que acompanhan o meu blob vejam que ele foi atualizado, e veja o resumo, como eu consigo ver o seu no meu? Me ajude se puder por favor - Lamarque

Georges disse...

Postagem interessante. A essência da Lei mosaica é, de fato, o amor; amor a Deus e ao próximo, resumidos nos 10 mandamentos. Entretanto, Jesus disse (Lucas 16:16) "A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele". Isto é uma lição para aqueles que ainda insistem em cumprir certos elementos da lei que foram especificamente dados aos judeus. De tudo o que foi escrito, Jesus nos diz que se resume no amor a Deus e ao próximo. Os aspectos cerimoniais é que não devem mais ser impostos, como a circuncisão, o levirato, os sacrifícios de animais, o sacerdócio levítico, o dízimo, os tiruais de purificação etc. Isso é o que o povo de Deus precisa entender. As dispensações.