29 de outubro de 2012

ONDE ENCONTRAR ESPERANÇA?

Quantas vezes na vida, nos deparamos com situações difíceis? A perda de um emprego, acidentes, a situação de nosso País, a situação da Humanidade e até mesmo a Morte em si. Todas essas situações, nos deixam de certa forma, entristecidos, dando cabimento para muitos perderem a fé e a esperança.

Podemos passar quarenta dias sem comer, podemos viver três dias sem beber, podemos viver oito minutos sem respirar, contudo não podemos viver um segundo sem Esperança. A Esperança é a essência da vida. Acredito que, quando a esperança se esvai, a vida acaba. Portanto, o que a esperança pode fazer, é algo impressionante. A esperança é essencial, especialmente, para aguentar as crises da vida. Uma pessoa com esperança aguenta fardos, castigos, cansaço, crueldades, torturas, dificuldades e até mesmo a Morte. Mas quando a pessoa não tem esperança, as forças não resistem.

Então, a minha pergunta é: Onde vamos encontrar ajuda e esperança que tanto precisamos na nossa vida?

Devemos ter Esperança em Deus. A Esperança de que Deus agirá na nossa vida, que mudará situações, que abrirá portas e nos trará Paz. Há esperança de que Deus mude situações, de que as necessidades sejam supridas sejam as espirituais ou materiais.

Há muita gente na sociedade que tem falsas esperanças em coisas terrenas. Uma pessoa que acredita na Parapsicologia tem uma falsa esperança. Uma pessoa que tem Esperança em um Homem ou um Pastor tem uma falsa esperança. Há pessoas que têm esperança na Astrologia, na leitura de mãos, no Vodu, nos cristais, nas pedras, na auto-ajuda, nas pirâmides, nos ídolos; estas são esperanças falsas.
E o que é uma falsa esperança? É uma inutilidade total. Durante a crise da vida, se colocarmos a nossa esperança num ídolo, num cristal, numa pirâmide, na parapsicologia, na astrologia, a crise se concretiza, pois nenhuma dessas coisas tem sequer algum poder para nos ajudar.

A nossa esperança é encontrada na Palavra de Deus. Deus é a nossa fonte de riquezas e a nossa Esperança. Quem Espera em Deus, jamais será desapontado, pois Deus é fiel nas suas promessas.

Vejamos que o nosso Senhor gera a esperança em nós. Romanos 15:13: “E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Agora, quero que entendas algo muito precioso, que é Graça pura. No Salmo 52:9, o salmista diz: “Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom.”
O salmista disse: Eu esperarei no teu Nome. Como se espera no Nome, e por que se espera no Nome?

Nos tempos antigos, o nome definia o caráter da pessoa: Moisés, o tirado das águas. Daniel, Deus é minha justiça. Miguel, quem é maior do que Deus? Jacó, o trapaceiro. Israel, o príncipe. O nome que era colocado na pessoa devido a seu caráter. O nome era dado pelo que a pessoa era. Então, quando o salmista diz que espera no Nome de Deus, significa que, quando Deus se revelou aos Hebreus, foi descrevendo o que Ele era. Nas muitas manifestações de Deus, um nome sempre era atribuído e cada nome sempre descrevia o caráter e o beneficio daquele nome dado a Deus.

Vamos lembrar que, quando era uma manifestação de paz, o povo dizia: Jeová Shalom. Quando havia provisão, então, Deus aparecia e dizia: Eu sou Jeová Jiréh. Quando havia uma cura: Jeová Rafá. Quando era preciso que Deus estivesse presente, ali, no meio das situações, Ele dizia: Jeová Shamá!
Esses nomes, que eram atribuídos às manifestações e ao caráter de Deus, passaram para Jesus Cristo. Assim, quando dizemos: Jeová Shamá, Jeová Jiréh, Jeová Rafá, Jeová Nissi, estamos dizendo: Jesus Cristo!

Em Tempos bons, tempos maus, em qualquer lugar, Jesus está conosco, e nós devemos sempre ser ricos de Esperança em saber que Ele está presente. Amado, temos que sair por cima, que vencer, que ser cabeça, que ser curados, que ter a vitória definitiva. Paulo, na revelação da Graça do Senhor, ensina à Igreja em Colossenses 1:27: “aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a Esperança da Glória;”.

Toda pessoa que tem Cristo no coração tem Esperança. Somos nutridos por uma âncora na nossa alma que se chama Esperança em Deus. Diz Isaías 41:10: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Uma das certezas que devemos ter é a de que Deus é conosco. Muitas pessoas foram abandonadas, outras perderam alguém que lhes era muito querido, outras perdem toda a Esperança e se suicidam. Realmente as agruras da vida, as doenças, a fome, a necessidade, tudo isso muitas vezes leva ao desespero. Mas, todos nós podemos ter a Certeza de que ainda que todas as pessoas que amamos nos abandonem, Deus diz: “Eu nunca te abandonarei!”

Esta é a nossa esperança: “Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti. Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu Redentor é o Santo de Israel.” (Isaías 41:12).

A Bíblia diz que andávamos segundo o príncipe das potestades do ar, que fazíamos a vontade de Satanás ou Diabo (O Acusador), que estávamos Mortos em pecados e delitos mundanos, que não tínhamos Esperança alguma, que não tínhamos Deus, que estávamos afastados da aliança, que não conhecíamos o Deus de Israel. Mas quando Jesus chegou à nossa vida, diz que, “onde abundou o pecado, superabundou a Graça de Deus.” Hoje, somos todos vencedores, mas não por nossa causa, mas pela Graça de Deus, como uma prova do Amor de Jesus. Por isso, em 1ª Coríntios 15:19 diz: “Se a nossa Esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”

Os nossos pensamentos NUNCA DEVEM, apenas, estar voltados para as coisas daqui desta terra. Precisamos ter uma Esperança muito maior. Leia João 14:1 e 2.

A nossa esperança não está aqui, no nosso dia-a-dia, na vida atual, no nosso País, na economia ou numa cura milagrosa dos homens, há muito mais do que isso. Há Esperança naquele que ressuscitou e que nos fará ressuscitar.

Apocalipse 21:1 a 4 diz: “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a Morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.”

Sem esperança a vida é ácida, amarga, dolorosa, difícil, cruel, sem sentido...




Missª. Filomena -  Conselho de Pastores do Brasil - CPB

20 de outubro de 2012

Em tudo na vida

Em tudo na vida, o princípio do sucesso depende da base, dos fundamentos. Se os alicerces são bem estabelecidos, então o prédio ou a casa estarão seguros para enfrentar até terremotos. Isso vale para a vida pessoal, espiritual, casamento, profissional, empresarial, tudo... O sucesso humano começa na Cruz. Ela é a fonte do princípio ético espiritual e moral. Primeiro o espiritual, depois o moral. Se há princípio espiritual, haverá princípio moral. Se há temor a Deus, haverá amor, fidelidade, respeito, honra, consideração e cumplicidade no casamento. O caráter espiritual é refletido no caráter moral. A Cruz guia o espiritual e o moral. A haste vertical relaciona o homem a Deus. Esta coluna é estabelecida no Primeiro Mandamento da Lei de Deus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento”, disse Jesus. Mateus 22.37 Em termos práticos, significa que o Senhor Deus tem de ocupar o Primeiro Lugar na vida humana, ser o Centro da atenção, da consideração, do respeito, da fidelidade e do temor. Ele não aceita dividir tal posição com ninguém. Por isso, Jesus foi enfático ao dizer: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a Mim não é digno de Mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a Mim não é digno de Mim; e quem não toma a sua cruz e vem após Mim não é digno de Mim. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por Minha causa achá-la-á.” Mateus 10.37-39 Estabelecido esse princípio de fé, o próximo passo é a formação dos braços da Cruz. O Segundo Grande Mandamento, semelhante ao Primeiro, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 22.39 Qual pessoa é a mais próxima da outra a não ser o marido ou a esposa? Portanto, os braços da cruz são compostos por duas partes: a mulher e o marido. Porém, essas partes têm de ser extraídas da haste vertical, para que a cruz seja construída com a madeira da mesma árvore: a Árvore da Vida. Uma vez estabelecida a Cruz na vida de alguém, este alguém, indubitavelmente, será como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Salmo 1.3
Deus abençoe a todos.
Pr.Elias Marinho