14 de abril de 2010

O Haiti é Aqui


Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. Rm 8: 19-22

Ao ver, escutar e ler inúmeros noticiários, a respeito da situação tenebrosa do Haiti, tentei encontrar uma resposta pessoal que pudesse trazer alívio para minha alma, pois as imagens são surreais e retratam não somente o momento daquela “nação”, mas denuncia um passado de opressão, subestimando a natureza e ao ser humano.
Fato é que, se a história daquela “nação” tivesse tomado outro rumo, o efeito da devastação seria minimizado e não estaríamos perplexos com tantos desastres e mortes. Não somente o povo daquele local sofre com a catástrofe, mas pessoas de todo o globo que tinham parentes, recursos e investimentos naquele local.
Gostaria de refletir de outra maneira sobre o consolidar utilizando o Haiti, mas a verdade é que constantemente deixamos para depois o que poderíamos ter feito hoje.
O texto em Rm 8 fala sobre criatura, criação e filhos de Adonai estabelecendo uma relação entre eles, na qual o resultado obtido será a libertação da escravidão imposta quando toda a criação foi corrompida (Rm 5:12).
A manifestação dos filhos de Adonai é a ardente expectativa de toda a criação e esses filhos somos nós, que despertamos toda a criação para a redenção em Yeshua (Jesus) o qual se fez primogênito (Cl 1:15) para a liberdade da glória dos filhos de Adonai.
Seguindo o exemplo de Yeshua, também nos faremos primogênitos de uma nova geração de filhos que irão atender a expectativa de toda a criação, assumindo a responsabilidade de cuidar dos mais novos assim como fez o Mestre.
O texto é bem claro quando fala que a criação ficou sujeita a vaidade, não por sua vontade, por aquele que a sujeitou, demonstrando que o processo de opressão ou libertação precisa de uma ação externa para despertar anseios e desejos na criatura.
Haverá um bom futuro, não será frustrada a nossa esperança de que a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, mediante nosso testemunho e dedicação no desejo de conduzir milhares de milhares ao Reino de Adonai.
Diante de tamanho desespero e dores de parto da criação, por causa do pecado que entrou no mundo por um só homem, o que nos resta é gerar filhos com o compromisso de um futuro de Justiça, Paz e Alegria no Espírito, pois é chegado o Reino de Adonai.

Consolidar 2010 – O Novo de Adonai Chegou!
Consolidar 2009 – Exercício da Confiança
Rogerio M. Nascimento
Guardião Consolidar

2 comentários :

Anônimo disse...

olá Paulo tem mais um selinho no meu blog pra vc passa lá.
um abraço.
jana

sheila disse...

Palavras bonitas, duras e verdadeiras.
Mas....o Senhor já começou sua boa obra no Haiti, e aquEle que começou, certamente irá aperfeiçoar.
Venha conferir este vídeo incrível onde houve uma convocação a toda nação do Haiti para orar e jejuar.
http://sheilapassuello.blogspot.com/2010/04/filipenses-2-911.html
Aproveite e veja também o que aconteceu nas Ilhas Fuji.
Fica na Paz.